24 janeiro 2010

Centro de Cultura e Convívio - TRI-C





José M Correia, Teresa Cruz, Maria Graciete, Eduardo Cruz, Jorge Palmeirão, Agostinho, Miguel Mogas e José Luís.



Estávamos no ano de 1978 quando um grupo de jovens levou a bom termo a constituição de uma organização que tinha por lema, o convívio e a cultura! Começaram por se auto-denominarem, "Os Cinco" e mais tarde TRI-C (Centro de Cultura e Convívio). Os resultados, segundo suas próprias palavras, foram muito positivos. Com a ajuda institucional do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ) , que para o efeito foi criado pelo decreto-lei N.° 191/74 de 30 de Abril, participaram e fomentaram diversas actividades desportivas, adquiriram livros, realizaram matinés dançantes, substituíram o mobiliário da Escola Velha (edifício que serviu de sede ao exercício da actividade) e até as suas paredes pintaram!

Um documento elaborado já na fase final da sua existência, resume cronológicamente a vida deste grupo de jovens do Pombalinho que em boa hora pensaram diferente, tendo como objectivo o inconformismo alicerçado no desporto e na cultura.


Colaboração_Bruno Cruz/Maria Graciete

Texto_Manuel Gomes





1 comentário:

Anónimo disse...

Exmo Sr.

Chamo-me Susana Francisco, sou licenciada em Animação Cultural e resido muito próximo do concelho de Leiria. Possuo um blog pessoal,
intitulado: "Rumos da Animação Sociocultural" e também colaboro pontualmente na revista: "Práticas da Animação" que se encontra on-line.

Actualmente encontro-me e realizar um trabalho escrito, de âmbito pessoal, acerca de algumas actividades realizadas pelo FAOJ e do seu
tabalho no nosso país.

O que pretendia, caso fosse possível, era que me enviasse algumas informações acerca do Centro de Cultura e Convívio _ TRI.C e da sua colaboração com o faoj.

Estas informações iram-me permitir continuar com o meu trabalho e avançar um pouco na minha pesquisa.


Sem mais de momento, desde já agradeço a atenção disponibilizada por V. Ex. neste meu contacto e, fico a aguardar a V. resposta para o meu email: anima-s@sapo.pt.


Subscrevo-me com os melhores e mais cordeais cumprimentos,


Susana Francisco