21 outubro 2006

Entrada de Touros






Entrada de touros no Pombalinho pela estrada do campo, assim era designada a rua Manuel Monteiro Barbosa, no ano de 1948. É um belo registo histórico da nossa terra, caraterizando particularmente um dos modos de vida mais emblemáticos das gentes do Ribatejo.



Colaboração_Fernando Leal




8 comentários:

Anónimo disse...

Bonita fotografia. Cumpts.

Anónimo disse...

Eu creio que é ENTRADA DE VACAS. Chamava-se, de resto, VACADA,
a esse divertimento.Uma ou outra vez também entrou um touro, já mais que corrido, nos chifres do qual se atava um saquinho que valia um prémio a quem o pegasse de caras. Uma vez vi-o eu saltar a vedação, bem alta, e pirar-se.

Anónimo disse...

Outra coisa: por mais que olhe para esses edifícios, não consigo identificá-los com precisão, por causa da parte que fica para a esquerda da parte mais alta.Quem é que pode dar uma ajuda?
Obrigado

MGomes disse...

Caro Amigo, Guilherme Afonso:
Eu pensava que com a legendagem que fiz ao registo da entrada de vacas no Pombalinho, era possível a identificação localizada desse testemunho fotográfico. No entanto acho que não restam muitas dúvidas de que à esquerda se situa a Igreja Paroquial e à direita o casario da famíla Bispo, onde em tempos existiu uma das muitas tabernas do Pombalinho.
Um Abraço

Anónimo disse...

Caro Manuel Gomes
Com efeito, parece o local por si descrito. O que me faz confusão é a construção à esquerda do edifício mais alto, com uma arcada e toda uma parede à altura da parte de baixo das janelas de cima, quando o que eu sempre conheci para esse lado foi um portão e o muro da horta, para aí com metro e meio de altura.
Ou será que estou mesmo a ver mal? Pode muito bem ser.

MGomes disse...

Caro Guilherme Afonso:
O edifício mais alto à esquerda onde se pode visualizar uma pessoa à porta, é onde se situava a taberna. Depois aquela arcada que se vê a seguir, faz parte de um anexo ao edificio, que dá acesso a uma àrea hortícula e que se a memória não me falha, por ali existia um poço, uma nora e um tanque de lavagem. Possívelmente a fachada do anexo já poderá estar alterada, mas prometo que quando lá passar oportunamente irei confrontar a descrição acima descrita com a que existe actualmente.
Um Abraço

Anónimo disse...

Eu sou muito mais novo nao posso ajudar nos comentario.Mas...uauu q grande registo...e aquele carro...

MGomes disse...

Caro Paulito:
Agradeço-te a visita. Podes sempre comentar emitindo os teus pontos de vista, serão sempre bem vindos. A idade não é, nunca será, um obstáculo.
Um Abraço